Guia de Hotéis e Pousadas no Brasil: OndeHospedar

O site OndeHospedar é um Guia de Hotéis e Pousadas no Brasil e nasceu como um serviço do Intersp@ce Cybercafé e cresceu aos poucos para se tornar um grande meio de informação.

Nascido mais exatamente em novembro de 1998, de uma parceria com hotéis e pousadas de Florianópolis com o objetivo de divulgação mútua. No primeiro mês eram duzentos os estabelecimentos cadastrados. Naquele tempo não possuíamos nenhuma tecnologia de programação ou banco de dados. Somente o desejo de informar sobre as opções de hospedagem.

Em 2001, aconteceu a primeira intervenção externa de uma pessoa opinando de como o OndeHospedar deveria funcionar. Um contador contratado pela Intercorp para sanear uma questão societária interna deles. Este contador chamava-se Sérgio e era meu vizinho de porta. Um dia, acho que o Arthur ou Amilcar disse para ele que eu talvez precisasse de ajuda e ele dedicou um tempo para estudar o site e formulou uma série de sugestões detalhadas. Estudei as sugestões e resolvi acatar algumas e transformei o site naquilo que ele havia descrito. Ficou bem legal, algumas ideias não funcionaram como ele havia previsto, mas uma delas funcionou: O plano remunerado, onde o hoteleiro pagava uma quantia e aparecia com mais destaque. Para mim foi uma grande revolução e fiquei realmente muito feliz pois percebi como o hoteleiro recebia bem a existência do meu site. Enfim, havia respaldo, inclusive financeiro, para meu trabalho e isso me fez trabalhar ainda melhor. Desta data até 2003 o OndeHospedar teve um salto em qualidade e receptividade. Tanto que, por causa da minha dedicação ao emprego na WKN, em 2003 resolvi vender os direitos de comercialização para Raul Alberto Millan.

Com o empenho dele o site chegou ao seu auge em 2007. O Raul teve muito retorno sobre o investimento inicial e merecido pelo bom trabalho que fez. Em 2004 saindo da WKN, o Raul me chamou para trabalharmos juntos e desde então desenvolvo o site continuamente até os dias atuais. Todo ano o layout muda, algo novo entra e algo que não funcionou sai. Já tivemos sistema de reservas online, como incomodou um bocado, tiramos; Já tivemos promoções e brindes, a caixa econômica mandou tirar; Já deu lucro e também prejuízo.

Em 2012 o Raul teve problemas familiares. Assim, fechamos a empresa e ele retornou para o Paraguai. Hoje ele é muito importante lá, atendendo inclusive a presidência daquele país.

Em 2013 foi a minha vez de ter meus problemas familiares com o falecimento de meu irmão. Interrompi o desenvolvimento do site para cuidar, em tempo integral, de minha mãe. Deus me proporcionou a oportunidade de conviver e cuidar de minha mãe ainda por 3 anos, quanto em 2016 ela faleceu.

Desde então, tenho me esforçado para “retornar ao mercado”. Das vezes anteriores havia inventado algum produto inovador, tipo de coisa que acontece assim como por mágica.