Exclusividade Agridoce

Em certo momento da recente história chinesa, um vendedor esperto chegou para um rico general do partido populista comunista comunitário vendendo a ideia de uma moto capaz levar um sidecar com uma metralhadora. Imagine que lindo seria uma fileira delas na parada de sete de setembro!

No frigir dos ovos, de tão pesada que a moto ficou, nem mesmo os milicos de lá quiseram mais a moto e abandonaram a idéia de uma metralhadora. Preferiram, com toda a razão, as levinhas bmw que também são fabricadas lá.

O que eu penso quando olho para o resultado é: começou errado e ficou ainda pior. Penso ainda como foi o processo de criação da moto lá na china. Como eles não desenvolvem motocicletas deste porte compraram o projeto de um quadro, encomendaram da loncin um motor grande que já vinha com sistema de injeção bosch e todas as firulas tão necessárias hoje em dia e, por fim, chamaram um japonês da honda para preencher o resto seguindo as especificações europeias. Legítimo conceito “agridoce”.

Inegavelmente todos fizeram o seu melhor e fizeram sim um bom trabalho. Individualmente, cada setor da moto tem uma qualidade e atualidade surpreendentes. Só que não nasceram na Itália nem frequentaram os melhores estúdios de desenho automotivo de milão. Simplesmente escolheram em catálogos de fabricantes locais e, por fim copiaram descaradamente o desenho de uma cagiva Pegasus.

=

 

 

Um detalhe que eu já andei com uma pegasus e, confesso que adorei a ciclística, o motor e o acabamento. Mas não tenho cacife para bancar uma nave dessas.

Voltando para a minha realidade, a moto sem a cobertura é fantástica, vendo ela assim pelada imagino um desenho completamente diferente. Contudo o chinês que dava os pitacos finais quis simplesmente copiar uma foto e, pra não ser acusado de plágio mandou fazer um farol estilo sutiã.

Pra ser sincero, sonho com um dinheiro extra para revelar meus dons artísticos remodelando o desenho da moto. Não iria servir para nada pois a moto já não é mais fabricada e como teve poucas vendas, já é exclusiva.